O AMOR NÃO SE BASTA!

Em comemoração aos três meses de blog (completos dia 02/08) e às mais de 1000 visitas (para alguns pode parecer pouco, mas para mim é mais do que motivo para comemorar!), estou preparando um post especial, com alguém igualmente especial nessa minha “caminhada ao altar”. Mas enquanto ele não fica pronto, deixo vocês com uma foto LINDA de inspiração e uma crônica sobre a vida a dois da Martha Medeiros.

“Por mais que o poder e o dinheiro tenham conquistado uma ótima posição no ranking das virtudes, o amor ainda lidera com folga. Tudo o que todos querem é amar. Encontrar alguém que faça bater forte o coração e justifique loucuras. Que nos faça entrar em transe, cair de quatro, babar na gravata. Que nos faça revirar os olhos, rir à toa, cantarolar dentro de um ônibus lotado.

Tem algum médico aí? Depois que acaba esta paixão retumbante, sobra o que? O amor. Mas não o amor mistificado, que muitos julgam ter o poder de fazer levitar. O que sobra é o amor que todos conhecemos o sentimento que temos por mãe, pai, irmão, filho. É tudo o mesmo amor, só que entre amantes existe sexo. Não existem vários tipos de amor, assim como não existem três tipos de saudades, quatro de ódio, seis espécies de inveja. O amor é único, como qualquer sentimento, seja ele destinado a familiares, ao cônjuge ou a Deus. A diferença é que, como entre marido e mulher não há laços de sangue, a sedução tem que ser ininterrupta. Por não haver nenhuma garantia de durabilidade, qualquer alteração no tom de voz nos fragiliza, e de cobrança em cobrança acabamos por sepultar uma relação que poderia ser eterna.

Casaram. Te amo pra lá, te amo pra cá. Lindo, mas insustentável. O sucesso de um casamento exige mais do que declarações românticas. Entre duas pessoas que resolvem dividir o mesmo teto, tem que haver muito mais do que amor, e às vezes nem necessita de um amor tão intenso. É preciso que haja, antes de mais nada, respeito. Agressões zero. Disposição para ouvir argumentos alheios. Alguma paciência. Amor, só, não basta. Não pode haver competição. Nem comparações. Tem que ter jogo de cintura para acatar regras que não foram previamente combinadas. Tem que haver bom humor para enfrentar imprevistos, acessos de carência, infantilidades. Tem que saber levar. Amar, só, é pouco. Tem que haver inteligência. Um cérebro programado para enfrentar tensões pré-menstruais, rejeições, demissões inesperadas, contas para pagar. Tem que ter disciplina para educar filhos, dar exemplo, não gritar. Tem que ter um bom psiquiatra. Não adianta, apenas, amar. Entre casais que se unem visando a longevidade do matrimônio tem que haver um pouco de silêncio, amigos de infância, vida própria, um tempo prá cada um. Tem que haver confiança. Uma certa camaradagem, às vezes fingir que não viu, fazer de conta que não escutou. É preciso entender que união não significa, necessariamente, fusão.

E que amar “solamente”, não basta. Entre homens e mulheres que acham que o amor é só poesia, tem que haver discernimento, pé no chão, racionalidade. Tem que saber que o amor pode ser bom, pode durar para sempre, mas que sozinho não dá conta do recado. O amor é grande, mas não é dois. É preciso convocar uma turma de sentimentos para amparar esse amor que carrega o ônus da onipotência. O amor até pode nos bastar, mas ele próprio não se basta.”

(Atribuído a Martha Medeiros)

Anúncios
Esse post foi publicado em Amor, Blog e marcado , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para O AMOR NÃO SE BASTA!

  1. Cássia disse:

    Aiii que texto mais perfeito…
    irei ler ele p/ vc no seu casamento…
    Parabéns pelas 1.000 visitas… e que venha mais 10.000
    Bjooos

    Curtir

  2. Nayara Muniz disse:

    Parabens! 🙂 Seus textos são muito interessantes, e já achei meu vestido de casamento no seu blog, rss!! 😉
    Continue postando. Beijos..

    Curtir

  3. Ana Caroline Briotto disse:

    Kárita, adorei seu blog =)
    Eu não vou me casar, pelo menos por enquanto, mas tenho amigas que vão então fico sempre sabendo de coisas legais…
    Vai aqui uma dica de um site onde os noivos podem deixar registrado tudo o que vai acontecer no casamento e Lua de Mel.
    São pagos, mas acho que é legal fazer e pagar só por um tempo.
    http://www.prontocasei.com.br

    Bjuuu

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s