Lá vem a noiva…toda de branco?

Quando falamos em noiva, logo nos vem a imagem daquele ser de branco dos pés à cabeça. Mas isso nem sempre foi assim. Vamos voltar um pouco no tempo para entendermos melhor de onde surgiu a tradição do branco para noivas.
Na idade média os vestidos podiam ser de qualquer cor, contanto que fossem luxuosos, e nessa época muito se usou vermelho pelas noivas. A função do vestido era justamente mostrar o poder aquisitivo, um ícone que simbolizava o status das famílias que casavam seus filhos.
Já entre os séculos XVI e XVII, o preto era a cor mais adequada para as noivas nas sociedades mais religiosas ,e os vestidos eram sempre muito volumosos e extremamente pesados.
Em relação à pioneira em usar o branco em uma cerimônia de casamento, existem diversas versões. Há relatos de que a rainha escocesa Mary Stuart utilizou o branco pela primeira vez no século XVI, em homenagem à família de sua mãe, que tinha essa cor no brasão. Outros dizem ainda, que a rainha Maria de Médici, da França, no século XVII usou um vestido branco com detalhes dourados, o que causou espanto na corte, pois a tradição católica sugeria o uso de cores escuras. Como Maria tinha apenas 14 anos, a cor branca acabou atribuindo-se à pureza da noiva. Já a versão que mais se têm registros é sobre a Rainha Victória, da Inglaterra, que no século XIX revolucionou a história por ter sido a primeira rainha a se casar por amor e por ter pedido a mão de seu primo, Príncipe Albert, em casamento.
De qualquer forma, a tradição parece que está mudando aos poucos. A nova tendência para as noivas é: COLORIDO! Seja no vestido todo (o que aos poucos tem se tornado mais comum), seja em um pequeno detalhe ou seja no sapato, a novidade é colorir. As noivinhas mais alegres podem ousar mais com detalhes em cores vibrantes, e as mais tradicionais podem usar tons pastéis em pequenos detalhes, ou até nos sapatos que ficam mais escondidinhos. Inspiração é o que não falta!



Fonte: Terra

Anúncios
Esse post foi publicado em Vestidos e marcado , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Lá vem a noiva…toda de branco?

  1. Cassia disse:

    Aiiii Ka….
    adorei a ultima foto…. gostei do sapato rosa…
    rsrrs
    Bjooo

    Curtir

  2. nay disse:

    Eu ainda sou tradicionalíssima e não abro mão do branco total no vestido… apesar de achar uma graça essas faixas na cintura que estão usando agora…
    Agora nos acessórios., seja em flores no cabelo ou nos sapatos acho o MÁXIMO!
    Traz personalidade pra noiva e embeleza muito as fotos!!

    Bjao, Flor!!!

    Curtir

  3. bruna rosa disse:

    qtos vestidos lindos…e aquele sapato vermelho então?

    amei…
    bju amoreeeeeee

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s